Como participar
O registo no site www.democraciadobemcomum.pt é a primeira forma de o fazer, pois é o ato em que os jovens identificam os principais valores para a concretização do Bem Comum na sua comunidade e cidade. Todos os jovens dos 14 (completados este ano) aos 18 anos, residentes ou que estudam num dos municípios onde decorre o programa Bem Comum, podem registar-se na plataforma do projeto e assim contribuir para definir a Matriz do Bem Comum.
Outra forma de participar, será através da realização das duas oficinas: Somos um grupo democrático? e, Ideias para o Bem Comum, que visam potenciar as capacidades dos jovens para trabalharem em grupo democraticamente, e, para serem agentes na construção do Bem Comum da sua comunidade e cidade. As oficinas serão orientadas por um facilitador oficial do programa Bem Comum no teu município. Gostarias de participar nestas oficinas, mas na tua escola ou associação não há um facilitador do programa: contacta-nos por email. E esse facilitador também poderás ser tu, escreve-nos, se gostarias de o fazer.
No final das duas oficinas terás formulado uma ou mais IDEIAS PARA O BEM COMUM. Submete-as aqui na plataforma, tendo em atenção os prazos de cada edição. Os jovens participantes submetem ideias apenas para o seu município.
Vota na ideia mais relevante para concretizar o Bem Comum no teu município.
Os jovens que desejarem uma experiência de participação mais profunda, poderão integrar os grupos de trabalho dos respetivos municípios, que transformarão em projetos as IDEIAS PARA O BEM COMUM mais votadas em cada um deles. Vão fazê-lo cooperando com outros jovens, técnicos do município e especialistas nas respetivas temáticas.
E porque o voto é fundamental para a democracia, podes exercer esse direito para escolher qual o projeto que o teu município vai financiar e executar, votando mais uma vez, aqui na plataforma.
Registo
Todos os jovens residentes e/ou frequentadores de um estabelecimento de ensino do município onde o Bem Comum decorre, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, completados até 31 de Dezembro de 2022, que se registem na plataforma do projeto, podem participar e contribuir para o Bem Comum.
O registo na plataforma permite-te: (i) participar, identificando os valores base para o Bem Comum; (ii) submeter ideias a título individual ou co-submeter ideias de grupo;
(iii) votar a ideia mais relevante para concretizar o Bem Comum; (iv) inscrever como participante no evento Fora do Comum; (v) votar uma das propostas de projeto formuladas no evento Fora do Comum, que será posteriormente concretizada pelo município.
O registo associa-te ao município onde vives ou estudas, e podes fazê-lo até às 17h do dia anterior ao encerramento da votação dos projetos resultantes do Fora do Comum.
Submeter ideias para o Bem Comum
Incentivamos a submissão de Ideias para o Bem Comum, em grupo, e, de preferência, que sejam resultado das oficinas Somos um grupo democrático? e Ideias para o Bem Comum.
Todos os jovens registados podem submeter ideias para o seu município, desde que aí esteja a decorrer uma edição do Bem Comum. Cada jovem pode submeter até 2 ideias individuais, e co-submeter até 3 ideias de grupo.
Submeter uma ideia de grupo requer que 2 ou mais jovens estejam inscritos na plataforma. Ao submeter uma ideia, em grupo ou individualmente, deve ser indicado o endereço de email associado ao perfil de cada um dos subscritores, que receberão uma mensagem de validação para completar o procedimento.
Participar no evento Fora do Comum
Os subscritores das IDEIAS PARA O BEM COMUM mais votadas são convidados a integrar o grupo de trabalho que, durante o evento Fora do Comum, vai transformar essas ideias em propostas de projetos. Os restantes jovens podem, e devem, juntar-se a este grupo: basta estarem registados aqui na plataforma e se inscreverem, para o efeito, dentro do respetivo prazo. Estejam atentos à nossa página no Instagram!
As propostas de projeto resultantes do evento Fora do Comum serão devolvidas à comunidade de jovens do respetivo município, para, mais uma vez, através da plataforma
www.democraciadobemcomum.pt votarem no projeto que querem ver executado na cidade.
O projeto vencedor será realizado pelo município.
Participar no Lugar Comum
Os jovens responsáveis pelo projeto vencedor apresentam-no na Câmara Municipal do respetivo município, à Presidência e vereação, numa cerimónia simbólica de partilha de experiência do programa BEM COMUM
e uma reflexão conjunta que terá como mote a MATRIZ PARA O BEM COMUM identificada pela comunidade jovem local, visando alinhar as políticas e projetos municipais com a mesma.