Nuvem de Ideias
Após criar a nuvem com as ideias que vão sendo apontadas em torno do nome da cidade, há que tentar, por um lado, identificar se existem valores com os quais a informação registada se relaciona. E se esses valores vão ao encontro do que o grupo valoriza e entende como base necessária para o Bem Comum. O grupo pode partir dos valores identificados na Declaração Universal dos Direitos Humanos como base para o Bem Comum, Dignidade, Liberdade, Justiça, Paz, Igualdade, Cooperação, Fraternidade, Soberania, Privacidade, Segurança, Educação, ou identificar outro(s).
De seguida, as ideias devem-se categorizar por área de intervenção, relacionando-as ao departamento do município que melhor poderá cuidar de cada uma delas: Planeamento, Infraestruturas, Ambiente, Cultura, Segurança, Ação Social, Educação, Economia. No caso de o grupo entender que é necessário um novo departamento no seu município, devem nomeá-lo e justificar.
Há alguma categoria que se destaca? Num segundo momento, o grupo pode refletir sobre a categoria que se destaca, analisando as respetivas ideias e aferindo se são questões que melhor podem ser cuidadas pelo poder político local, ou, que outras entidades da sociedade civil ou pessoas podem estar implicadas e influenciar e/ou (contribuir para) solucionar essa questão.
Finalmente o/a dinamizador/a regista um ou mais valores identificados como base para o Bem Comum, e as ideias que podem concretizar cada um deles. O grupo estará assim a formular uma ou mais propostas que poderão ser submetidas na plataforma Bem Comum.
O grupo deve procurar maturar estas ideias, realizando os demais exercícios, mas estão desde já reunidos os elementos necessários para submeter uma ou mais Ideias para o Bem Comum.