Explorar os exercícios

Exercícios e desafios que podem ser realizados sequencialmente como um programa de atividades, ou separadamente, a fim de trabalhar competências específicas.

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Nuvem de Ideias

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Atividade de grupo plenária
máx 25 participantes
Materiais: Giz e quadro preto; ou, marcador e white board; ou, whiteboard digital; ou folhas brancas A4 e post-its; consulta a DUDH; anexo Ideias para o Bem Comum; anexo Somos um grupo democrático?
Começamos por um exercício de associação livre de ideias. O dinamizador da atividade escreve o nome da cidade no quadro e desafia o grupo a verbalizar o que pensa: quais os aspetos positivos e negativos de viver neste lugar? Se pudessem mudar uma coisa, o que seria? O grupo pode ser orientado através destas ou outras questões:
Onde moras?
Há alguma coisa no teu bairro ou freguesia que quisesses mudar?
Há partes da cidade que gostas de visitar e outras que evitas?
Vais querer ir estudar para outra cidade? Porquê?
O que fazes nos teus tempos livres? O que gostarias de fazer que não te é possível?
Há espaços de convívio para os jovens no teu bairro?
E a tua escola? Conheces outras escolas com as quais a possas comparar?
O percurso que fazes de casa à escola/atividades extracurriculares é seguro?
Que tipo de trabalho esperas vir a fazer? Achas que vais encontrar trabalho aqui na cidade?
As pessoas vivem de forma harmoniosa ou identificas grupos desestabilizadores ou grupos que são marginalizados?
O que mudou na tua rotina e na forma como usas o espaço público devido à pandemia?
O que é que o município fez ou mudou na cidade em resposta à pandemia?
Conheces ou tens curiosidade em conhecer o/a presidente de câmara? Presidente da tua junta? a/os vereadora/es da tua cidade?
O que entendes por qualidade de vida? E como classificas a cidade a esse nível?
Como imaginas uma sociedade cuja principal preocupação é o BEM COMUM?

Após criar a nuvem com as ideias que vão sendo apontadas em torno do nome da cidade, há que tentar, por um lado, identificar se existem valores com os quais a informação registada se relaciona. E se esses valores vão ao encontro do que o grupo valoriza e entende como base necessária para o Bem Comum. O grupo pode partir dos valores identificados na Declaração Universal dos Direitos Humanos como base para o Bem Comum, Dignidade, Liberdade, Justiça, Paz, Igualdade, Cooperação, Fraternidade, Soberania, Privacidade, Segurança, Educação, ou identificar outro(s).

Para explorarem o conceito de valores, encontram algumas pistas na Matriz para o Bem Comum.

De seguida, as ideias devem-se categorizar por área de intervenção, relacionando-as ao departamento do município que melhor poderá cuidar de cada uma delas: Planeamento, Infraestruturas, Ambiente, Cultura, Segurança, Ação Social, Educação, Economia. No caso de o grupo entender que é necessário um novo departamento no seu município, devem nomeá-lo e justificar.

Há alguma categoria que se destaca? Num segundo momento, o grupo pode refletir sobre a categoria que se destaca, analisando as respetivas ideias e aferindo se são questões que melhor podem ser cuidadas pelo poder político local, ou, que outras entidades da sociedade civil ou pessoas podem estar implicadas e influenciar e/ou (contribuir para) solucionar essa questão.

Finalmente o/a dinamizador/a regista um ou mais valores identificados como base para o Bem Comum, e as ideias que podem concretizar cada um deles. O grupo estará assim a formular uma ou mais propostas que poderão ser submetidas na plataforma Bem Comum.

Utiliza e responde ao anexo Ideias Para o Bem Comum para orientar a realização desta tarefa.

O grupo deve procurar maturar estas ideias, realizando os demais exercícios, mas estão desde já reunidos os elementos necessários para submeter uma ou mais Ideias para o Bem Comum.

Somos um Grupo democrático?

Como atividade extra, o grupo pode proceder a uma reflexão da experiência preenchendo conjunta ou individualmente o formulário de avaliação.
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