Lugar Comum

Dos ideais, às ideias, ao Bem Comum: estes são os projetos realizados ou em curso:

PEDALAR POR BRAGA

MEMÓRIA DESCRITIVA

Estão os estudantes bracarenses dispostos a inverter o número de pessoas que se deslocam de uma forma sustentável?

Este projeto visa melhorar a saúde da população, em particular dos jovens, criando mais condições e sensibilizando-os para a utilização de meios sustentáveis, como transportes públicos e meios de mobilidade suave. Pretendemos ainda sensibilizar para a necessidade de construir e reorganizar infra-estruturas já existentes com o intuito de inverter a percentagem da população que se desloca de transportes próprios (monomodais). Esta campanha será feita na escola e espaço público adjacente, intervindo de forma a criar condições mais convidativas para as deslocações de bicicleta, transportes públicos e a pé.

 

DIAGNÓSTICO

Existem muitos desafios de mobilidade em Braga que desincentivam o uso da bicicleta, do transporte público ou do simples caminhar: poucas ciclovias; fraca rede de transportes públicos focada nos itinerários de e para o centro; pouca ou fraca informação sobre horários e desarticulação de horários dos transportes com horários das escolas; vias de circulação em mau estado para a bicicleta; a cidade é cortada por artérias que dão prioridade ao carro e são pouco convidativas para as pessoas caminharem ou circularem em meios suaves. As frentes das escolas são espaços de grande circulação de carros.

 

OBJETIVOS DO PROJETO

  • Reeducação dos estudantes para o uso de meios mais sustentáveis, de modo a aumentar a mobilidade, acessibilidade e melhorar a saúde dos jovens estudantes.
  • Inverter a percentagem de pessoas que se deslocam de transportes públicos ou privados.

 

PÚBLICO-ALVO

  • Estudantes de escolas secundárias de Braga

 

PARCERIAS & ENTIDADES A ENVOLVER

  • Braga Ciclável
  • Lojas de bicicletas, lojas desportivas
  • Associações de estudantes

 

PLANO DE ATIVIDADES

  • ATIVIDADE: Fazer inquérito aos alunos sobre modo de deslocação, distância percorrida, e motivos das escolhas de cada um.
  • ATIVIDADE: Realização de atividades nas frentes de escolas: palestras, concursos com recompensas, atividades de lazer e celebração do “ Dia sem carro” a 22 de setembro.

 

PLANO DE COMUNICAÇÃO

  • OBJETIVOS: Divulgar o projeto junto das direções de turma em todas as escolas secundárias, associações de estudantes, e clubes de escolas. PÚBLICO-ALVO: Jovens. MEIOS: Mailing e campanha através das redes sociais, e distribuição de flyers a pais e familiares que deslocam os filhos de carro.
Bem-estar
Infraestruturas
Bildung © 2024 - Todos os direitos reservados