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PLATAFORMA DE ESTÁGIOS E VOLUNTARIADO

MEMÓRIA DESCRITIVA

A plataforma de voluntariado/estágios no município divulgaria informações úteis para os jovens que procuram uma oportunidade para adquirir as competências e a experiência necessárias, para entrar no mercado de trabalho.

É uma plataforma dirigida a jovens que pretendam, através da prática do voluntariado, intervir de forma ativa na comunidade e simultaneamente adquirir competências.

 

DIAGNÓSTICO

  • Desconhecimento das tarefas inerentes a cada profissão;
  • Pouca noção acerca da realidade da vida profissional;
  • Falta de informação sobre os estágios e os trabalhos disponíveis no município;
  • Pouca sensibilização acerca do futuro profissional nas escolas e nas empresas.

 

OBJETIVOS DO PROJETO

  • Divulgação dos estágios e voluntariados no concelho de Castro Marim;
  • Direcionar os jovens mediante os seus interesses e competências;
  • Partilha de experiências por parte de jovens/jovens adultos que já ultrapassaram as dificuldades acadêmicas/ profissionais.

 

PÚBLICO-ALVO

  • Jovens (3º ciclo / secundário)
  • Jovens adultos (universitários, técnicos ou desempregados, entre outros)
  • Adultos

 

PARCERIAS & ENTIDADES ENVOLVIDAS

  • Empresas e entidades (exemplo: Águas do algarve, Golf&Country CM, canil intermunicipal CM/VRSA, Câmara Municipal de Castro Marim, Santa Casa da Misericórdia, IPDJ)
  • Sites informativos (exemplo: Inovinter)
  • Universidades mais próximas (Universidade do Algarve, IP Beja)

 

PLANO DE ATIVIDADES

  • ATIVIDADE: Reunir as empresas para ver a disponibilidade para a integração dos jovens em voluntariados. RECURSOS: Contactos de entidades/ empresas.
  • ATIVIDADE: Levantamento de oportunidades de estágio e de voluntariado. RECURSOS: Contactos de entidades/ empresas.
  • ATIVIDADE: Contactar antigos alunos para conversar informalmente acerca dos cursos do secundário e da universidade (dependendo do nível académico). RECURSOS: Base de dados.
  • ATIVIDADE: Construção de uma plataforma informática que reúna informação sobre estágios, voluntariados, testemunhos, workshops e visitas. RECURSOS: Técnicos/ engenheiros informáticos, Web designers, Programadores.
  • ATIVIDADE: Organizar visitas (de estudantes do secundário/ universitários/ profissionais) e workshops com o intuito de esclarecer e direcionar o público-alvo. RECURSOS: Contacto de alunos, empresas, profissionais.

 

AVALIAÇÃO

  • ATIVIDADE: Adesão das empresas à plataforma. RESULTADOS: Inscrições de empresas. INDICADORES: Números de parcerias. MÉTODO DE CONTROLE: Inscrições.
  • ATIVIDADE: Divulgação dos estágios e voluntariados. RESULTADOS: Inscrições de jovens. INDICADORES: Número de jovens participantes. MÉTODO DE CONTROLE: Inscrições.
  • ATIVIDADE: Visitas às empresas. RESULTADOS: Inscrições de jovens e empresas envolvidas. INDICADORES: Número de participantes jovens e empresas envolvidas. MÉTODO DE CONTROLE: Inscrições e inquérito de satisfação.

 

PLANO DE COMUNICAÇÃO

  • OBJETIVOS: Informar as empresas sobre a existência da plataforma. PÚBLICO-ALVO: Empresas locais. MEIOS: Reuniões presenciais, correio eletrónico e redes sociais.
  • OBJETIVOS: Informar os jovens sobre a existência da plataforma. PÚBLICO-ALVO: jovens. MEIOS: Apresentação da plataforma nas escolas, correio eletrónico e redes sociais – Inicio do ano letivo.
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