Lugar Comum

O que é o Lugar Comum:

Eis o que queremos descobrir!

POMBALMÓVEL

MEMÓRIA DESCRITIVA

O projeto PombalMóvel consiste em aumentar a rede de ciclovias, expandir a rede PomBus e a PomBike até a um ponto central de referência de cada freguesia do concelho de Pombal, de forma a aumentar a mobilidade dos jovens e dos idosos (público alvo).

Tem ainda o objetivo de melhorar o estilo de vida e a qualidade de vida promovendo o cuidado com o meio ambiente, ao evitar a dependência do automóvel particular.

Desenvolver a atual aplicação do PomBus, cruzando com os pontos da PomBike e uma plataforma de partilha de boleias.

Promovendo assim a mobilidade ativa da população, sobretudo dos jovens e idosos.

Para tal, é fulcral a expansão das ciclovias existentes, o alargamento da rede PomBus e PomBike e ainda a criação de um sistema de partilha de bicicletas e/ou de boleias.

Neste sentido, de forma a divulgar este projeto à comunidade, deve-se apostar na comunicação através das redes socias, sites das Juntas de Freguesia e da Câmara Municipal. Apostando em ações de sensibilização/palestras nas escolas e para a população em geral.

Para concretizar este projeto podemos recorrer à Câmara Municipal de Pombal, às Juntas de Freguesia e à Estradas de Portugal.

 

DIAGNÓSTICO

Atendendo ao facto de ser necessário melhorar a alragar a rede PomBus, que não cobre a maioria das freguesia de Pombal. Bem como ao facto de a rede PomBike ser pequena, e de haver poucas ciclovias.

 

OBJETIVOS DO PROJETO

Proporcionar às populações das freguesias do concelho de Pombal, uma mobilidade mais ativa, sobretudo através do acesso mais fácil à rede PomBus.

Por outro lado, pretende-se promover a utilização do PomBike, aumentando também o número de postos de bicicletas.

 

PÚBLICO-ALVO

Jovens e idosos do concelho de Pombal

 

PARCERIAS & ENTIDADES ENVOLVIDAS

Prompomos parcerias entre a Câmara Municiapl de Pombal, as Juntas de Freguesia do concelho e entidade Estradas de Portugal.

 

PLANO DE ATIVIDADES

  • ATIVIDADE: Cruzar aplicações Pombike, Pombus e partilha de boleias. RECURSOS: Aplicação para telemóvel.
  • ATIVIDADE: Seleção de um ponto central em cada freguesia.
  • ATIVIDADE: Sistema de partilha de bicicletas sustentado por um conjunto de patrocínios.
  • ATIVIDADE: Expansão da rede de ciclovias.
  • ATIVIDADE: Ações de sensibilização.

 

AVALIAÇÃO

  • ATIVIDADE: Utilização do sistema Pombike, Pombus e partilha de boleias. RESULTADOS: Aumento da utilização. INDICADORES: número de utentes e pontos de acesso à rede Pombike, Pombus e de partilha de boleias. MÉTODO DE CONTROLE: Contagem do número de utentes do serviço antes e depois do projeto.
  • ATIVIDADE: Ações de sensibilização. INDICADORES e MÉTODO DE CONTROLE: contagem do número de pessoas presentes nas palestras e ações de sensibilização.
Mobilidade
Mobilidade
Associação Coolpolitics © 2022 - Todos os direitos reservados